Thursday, February 2, 2012

Velhice


No decorrer da vida vamos misturando pessoas, situações, locais, expressões, sensações, sentimentos e emoções. E lá mais para o final dela baralhamos tudo, já temos memórias a mais no sistema e as coisas vão-se juntado todas para libertar mais espaço. Não somos assim tão diferentes de um computador.
Mas essa junção causa problemas de processamento, já não sabemos bem o que sentimos em determinado tempo com determinada pessoa, o nome daquele local que odiámos já foi misturado com aquele local que um amigo disse que era perigoso, as memórias do que éramos debatem-se com aquelas que sempre pensávamos que seriamos. Isto leva-nos a uma vida cheia e pouco espaço no disco rígido para processarmos a informação como deve ser. Chegamos a velhos com aquela sensação que o espaço se está a esgotar e o que já foi vivido há muitos anos facilmente se confunde com o presente. 

Não digamos que os velhos são pessoas acabadas e que já não sabem o que estão a dizer. Os velhos são pessoas completas que já viveram tanto, já sonharam tanto, já imaginaram tanto, já experienciaram e sentiram tanto que têm o disco rígido cheio, e por isso baralham tudo e misturam tudo.
Imaginação, realidade, memórias, recordações, sentimentos, pessoas, locais, nomes, objectos, paisagens, viagens, tempo… É muita coisa. E é isto que todos deveríamos ter na cabeça para que quando chegarmos a esta idade não tenhamos raiva de nós próprios e, principalmente, para que agora, neste momento presente, saibamos respeitar quem já viveu tanto que tem o disco rígido cheio e por isso troca o teu nome, e por isso troca o parentesco que tem contigo, e por isso fala-te da sua infância ou adolescência como se fosse ontem mas não se lembra do que lhe disseste há umas horas atrás...

 Ser velho não é ser incapaz, esquecido, menos inteligente ou incoerente, é, acima de tudo, ser uma pessoa cheia, que tem mil e uma coisas para contar e já pouco para viver. 

Um livro aberto sempre pronto para contar a sua história, a história da sua vida, a história do seu “eu” em todas as vertentes, todas as etapas que alcançou, todos os abismos que enfrentou, todos os sonhos que foram realizados e aqueles que, infelizmente, ficaram apenas no pensamento e no coração.

Nós, que adoramos ler livros e ver filmes e séries de vidas humanas não damos a importância devida a estes livros ambulantes virando costas a vidas reais e agarrando-nos à ficção, da qual já não sabemos viver sem.

No comments:

Ajudar não é difícil!

Share food, change lives

Black Pixel

Total Pageviews

Shelfari, os livros que já li =)

Followers

=D

=D

Obrigada Kuka ^^

Obrigada Diana! =D

Obrigada Diana! =D

Blogs

About Me

My photo
"...o meu coração é uma floresta cheia de nevoeiro - guarda tudo e não encontra nada. Sou uma recordadora profissional. Vivo de recordações, mesmo daquilo que ainda não fiz.E repito infinitamente os mesmos truques. Iludo-me. Penso sempre que amanhã é que vai ser. Desenvolvi um erotismo futurista: deleito me com o puro prazer dos meus sonhos.De certa maneira, já vivi tudo, porque em sonhos consigo projectar-me inteira nos corpos, nos sentimentos e nas experiências dos outros. Tenho uma capacidade estereofónica; posso ter ao mesmo tempo cem e dezoito anos. O que é um cansaço..." IP