Wednesday, February 25, 2009

"A diferença incomoda-nos"



Hoje decidi escrever um pouco sobre a discriminação e o preconceito, com a ajuda de um artigo da revista Super Interessante de Fevereiro deste ano.

No nosso dia-a-dia vivemos rodeados de estereótipos, os quais parecem ser normais, mas na verdade os estereótipos são algo extremamente preconceituoso.

Ao estereotipar uma pessoa estamos a dizer que ela é igual a todos os membros do grupo em que ela se insere e isso não é verdade.

Todos somos seres únicos, apesar de termos algumas semelhanças psicológicas com amigos ou colegas isso não significa que sejamos totalmente iguais a eles.

Por outro lado os estereótipos ajudam-nos a simplificar o mundo social, mas será que essa simplificação é mesmo necessária?

No artigo era mencionado que a primeira impressão que as pessoas têm de nós depende da nossa etnia, idade e género.

O que para primeira impressão acho bem mas muitas vezes a pessoa liga demasiado a esse tipo de classificações.

E esquecesse que, apesar de quem está à sua frente ser alguém de cor negra, ter 30 anos e de ser um homem não precisa necessariamente de ser pervertido ou ignorante.


Se não fizéssemos juízos de valor tão rápidos e tão definitivos sobre determinadas pessoas poderíamos chegar à conclusão que os estereótipos da nossa cabeça nem sempre estão certos e que já podíamos ter conhecido pessoas maravilhosas que não conhecemos graças ao nosso preconceito.

O verdadeiro problema está na formação de impressões, pois fazemos um juízo do outro de imediato sem esperar ter recebido a informação necessária para formar uma opinião coerente sobre a pessoa em questão.


Apesar de tudo isto ser complicado, pois nascemos “com a sensação de desconforto perante aqueles que são diferentesde nós, podemos aprender a não discriminar alguém apenas por ser diferente.

É só uma questão de mentalidades.

1 comment:

rakel said...

pois os juisos de valor podem ser influenciados segundo a nossa cultura, que é o k acontece kuase sempre.. pk é a nossa cultura k nos vai fzr avaliar as pessoas segundo algumas regras.. k podem nos fzr generalizar um tipo de pessoas. por exemplo, os rastafaris xD a partida pensam k uma pessoa k tenha rastas anda a fumar ganzas.. o k é simplesmente estupido, certo k muitos podem fumar, mas tbm é certo k ha pessoas k n fumar.. pronto xD axo k é so'

Ajudar não é difícil!

Share food, change lives

Black Pixel

Total Pageviews

Shelfari, os livros que já li =)

Followers

=D

=D

Obrigada Kuka ^^

Obrigada Diana! =D

Obrigada Diana! =D

Blogs

About Me

My photo
"...o meu coração é uma floresta cheia de nevoeiro - guarda tudo e não encontra nada. Sou uma recordadora profissional. Vivo de recordações, mesmo daquilo que ainda não fiz.E repito infinitamente os mesmos truques. Iludo-me. Penso sempre que amanhã é que vai ser. Desenvolvi um erotismo futurista: deleito me com o puro prazer dos meus sonhos.De certa maneira, já vivi tudo, porque em sonhos consigo projectar-me inteira nos corpos, nos sentimentos e nas experiências dos outros. Tenho uma capacidade estereofónica; posso ter ao mesmo tempo cem e dezoito anos. O que é um cansaço..." IP