"Uma pessoa olha em volta na praia e não vê um inocente lusitano a ler um livro. Podia ser um daqueles livros leves, ou ultraleves,(...) mas, caramba, seria um livro, um livrinho, essa coisa recheada de páginas e, com sorte, de algumas ideias. Nada. Poderia afirmar-se que, este ano, as praias a sul estão vazias por causa da crise mas, caramba, sempre sobra alguém, sempre sobram umas familias portuguesas que teimosamente insistem em desafiar a recessão e em investir numa dose de gambas cozidas à beira-mar. Ou numa sandes de atum. Nisso, investem. O que não investem é um cêntimo em literatura ou em pensamento. Todos os anos os jornais e revistas gastam as páginas a elaborar questionários sobre os livros de férias.(...)
E todos os anos as respostas levar-nos-iam a pensar que Portugal tem uma das sociedadades mais cultas da Europa, porque as respostas são do melhor: ele é Pessoa, ele é Eça, ele é Saramago,ele é Lobo, ele é Sophia(...), ele é tudo.
Depois, vai-se a ver, na esplanada e no café,(...), na piscina ou na rua, o que é que o português tem na mão é uma revista com fotografias de página inteira e duas linhas de texto.
O que ele (ela, elas é que lêem, eles nem tentam) está a ler é a entrevista do futebolista casado com a modelo que afirma o nosso casamento está para durar ou este filho é o sonho(...)
E está feita a literatura. Nem um Paulo Coelho, para disfarçar.(...)
Durante o ano, o português já lê menos de um livro (...), sentir-se-ia desonrado e traído no seu direito a férias pagas se obrigasse a trabalhar uma ínfima parte do seu corpo. Por isso, os neurónios descansam à sombra da bananeira(...)
Alguns destes neurónios nunca trabalharam (...) e preferem esta vida a qualquer tentativa de raciocínio inteligente. (...)
É tão raro ver uma pessoa a ler neste país onde não acontece nada que quase nos sentimos tentados a fazer lhe um interrogatório policial e acusá-la de prácticas ilícitas. Aliás, os livros que se vendem bem, neste país, são também os livros onde não acontece nada, aqueles que se dedilham do príncipio ao fim sem encontrar a sombra de uma ideia. Ler cansa-me, dizem os não leitores. Não tenho paciência, dantes lia mas deixei de ler, são as respostas cintilantes que invariavelmente se obtêm num pequeno inquérito. Como é que esta gente fez a quarta classe? (...)
O mundo está todo feito para pessoas k não lêem, a não ser mensagens de telemóvel. E deve haver os que falam sempre ao telefone para nunca terem de ler ou escrever o que quer que seja.
Não consigo ler, deixei de ler há anos e nunca mais recomecei, dizem com certo orgulho(...) Esta desolação faz com que uma leitora compulsiva se sinta muito só na praia, rodeada da "lux" e da "Caras" (...) e de títulos vermelhos: somos apenas bons amigos, ou as férias do casal em Fortaleza (...)
Os portugueses não percebem que, enquanto não aprenderem a ler, aprenderem português e matemática, aprenderem a pensar e abstrair, nunca passarão disto, da crise,da baixa produtividade, do subsídio, (...)
Não percebem que têm de se esforçar, que ler é como andar de "jet-ski", é preciso aprender, tentar, errar, tentar de novo, até chegar ao prazer de ler.(...)
O problema é k escrevemos os livros e fizemos as artes, mas não lemos os livros que estavam escritos e não nos interessámos pelas artes que já estavam criadas. Chama-se a isto falta de cultura."
Aleluia estava a ver k nunca mais...xD
Texto tirado do livro de português quem o escreveu foi Clara Ferreira Alves
E penso k está tudo dito...
8 comments:
ok...eu n leio, nao gosto!
mas tambem kem gostaria de ler estando rodeada de viciados nos livros???
fg
para mim isso sempre foi insopurtavel!!!
mas... coiso
oh my god ..
how I agree with you(her) ..
ok deixando o inglês de parte ..bolas esse texto tem com cada indirecta(que mais devia ser chamado directa) que até envergonha ..não o meu caso que tu sabes que eu gosto de ler.. não acho mal nenhum ..pelo contrário ..lá porque os outros não o fazem não quer dizer que não faça! ..eu não me atiro do poços nem de 10º andar so' porque outros também se atiram ..!
santa paciência ..
se queres por o pessoal a ler alguma coisa "de jeito" e com "ideias" para fortalecer a "personalidade" .. põe-te prai a promover o meu blog xD ahah
(não o meu principal.. o FLA)
tou a brincar miga ..
mas concordo com o teu texto ^^
que não foi teu xD mas foste tu que escreveste xD
não interessa .. gostei e pronto xD
continua..
beijinho*
Raquelinha insuportavél*..tenho pena mas neste momento tu não estás certa e o coiso não te safa aki...xD
Devias ler...há livros mt giros pk não gostas de ler mesmo?! Leste a lua de joana ou o k é k foi e gostas te pk não voltas a tentar ler outro livro?!
Ikki mt engraçada essa do teu blog...xD
O texto não é meu mas só pelo trabalho k tive a passá lo para aki bem k devia ser...xD
Obrigado pelas visitas!! ^^
obrigado pelo comenta'rio xD
aha este texto esta' no livro expressões de 10ºano, o meu livro de português :D
beijo
acho ja sei qal e' o texto q vou ler para o contracto de leitura ihih ..
Sim eu concordo com este texto .. esta fixe .. mas reparei q tem muitas indirectas ..
um texto bem escolhido ;)
Parabens mana =)
bjaO*
(claudia)
olha, este texto não é copiado de nnhum lado, apenas fui eu que o escrevi
podes procurar em todos os livros que quiseres que nunca o vais encontrar... ah e sei que o teu texto é meu livro de português, pq dei esse texto este ano
hmm..claro que podes adicionar!O prazer é todo meu. E sim, toda a razão nessa senhora!Em Portugal só se lêem as não-noticias das não-revistas de coisas interessantes.. ou então os rótulos dos produtos que anunciaram na televisão.. ou então os concursos onde se pode ganhar alguma coisa não-útil.. Se ao menos a cultura se lesse em rótulos... Mas nem os programas culturais têm audiência neste país.Se gostas de ler e muito continua, é um grande virtude e só aprendes com isso.Infelizmente,somos cada vez menos os viciados em livros..
Fica bem, beijo**
sim, fui eu que escrevi, foi um trabalho que a minha professora de português me mandou fazer...
bahh não gosto de copiar coisas de manuais escolares, só de partes intressantes der livros que leio, isso chega
Post a Comment